Psicologia
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica de Brasília é avaliado com a nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Já formou mais de duas centenas de mestres e 45 doutores, além de ter recebido mais de uma dezena de pesquisadores, do país e do exterior, para realização de pós doutorado, sob supervisão de pesquisadores de seu corpo docente.
Profissionais de excelência
Conheça o programa
Informações
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Psicologia da Universidade Católica de Brasília é avaliado com a nota 5 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Já formou mais de duas centenas de mestres e dezenas de doutores, além de ter recebido pesquisadores, do país e do exterior, para realização de pós doutorado, sob supervisão de pesquisadores de seu corpo docente.
De natureza acadêmica, foi inicialmente implantado em nível de Mestrado, no ano de 1999 e, posteriormente, em nível de doutorado, em 2012. Tem por finalidade promover a produção científica e a formação de pesquisadores e docentes em Psicologia, buscando um forte aprofundamento teórico e metodológico e respostas criativas e inovadoras às demandas sociais contemporâneas. Dessa forma, pretende também contribuir para a reflexão crítica da práxis profissional e acadêmica em Psicologia mediante o diálogo com as Ciências Humanas, Sociais, da Educação e da Saúde. O Programa de Psicologia destaca-se na Região Centro-Oeste pela excelência de suas pesquisas e produções em temas relacionados às áreas de Psicologia Jurídica, da Religião, do Esporte, dentre outras.
O Programa tem ampliado sua internacionalização por meio da participação de seu corpo docente e discente em debates envolvendo pesquisadores de outros países e do desenvolvimento de projetos de pesquisa interinstitucionais, cursos e minicursos ministrados no exterior, participação em simpósios, congressos e outros eventos científicos internacionais. Esse processo de internacionalização inclui também o intercâmbio entre professores, estudantes, assim como a construção de redes de pesquisadores. Dessa maneira, os doutorandos do Programa têm a oportunidade de realizarem parte do doutorado no exterior.
Área de Concentração: SAÚDE, CULTURA E DESENVOLVIMENTO HUMANO
Linhas de Pesquisa
Saúde Mental e Ações Terapêuticas
Estuda os processos de saúde e de adoecimento no curso do desenvolvimento humano. Investiga os processos patológicos e de saúde, de avaliação diagnóstica e de intervenções terapêuticas. Interessa-se ainda por temas relativos à religiosidade, à morte, à sexualidade e aos processos de subjetivação. Esta linha contém três eixos temáticos:
Eixo temático 1 – Psicopatologia, Psicoterapia e Psicodiagnóstico: Investiga a psicopatologia, o psicodiagnóstico e a intervenção psicológica em contextos específicos, como: clínica psicanalítica, fenomenológica e sistêmica; situações de violência, migração e hábitos alimentares.
Eixo temático 2 – Religião, saúde mental e cultura: Investiga fenômenos relacionados à linguagem e à religião e suas relações com a saúde mental nas perspectivas psicanalítica e fenomenológica e suas relações com a filosofia da linguagem.
Eixo temático 3 – Ações Terapêuticas em Serviços de Saúde: Estuda temas relacionados às ações terapêuticas em serviços de saúde pública e comunitária e respectivas concepções de saúde subjacentes, com foco nas alternativas metodológicas inovadoras e criativas e que qualifiquem a escuta em situações de vulnerabilidade e exclusão, incluindo-se os indígenas e os imigrantes, e que empreguem métodos que valorizam os potenciais da própria cultura, dentre elas o esporte e outras manifestações culturais.
Cultura Contemporânea e Relações Humanas
Investiga a cultura contemporânea, nas dimensões próprias das relações humanas no mundo social e a produção de subjetividades, tanto do ponto de vista das linguagens, tecnologias e valores hegemônicos, sejam científicos, ideológicos, econômicos e/ou religiosos e suas repercussões psicológicas, como ponto de vista das resistências e linhas de fuga. Esta linha organiza-se em torno dos eixos temáticos a seguir:
Eixo temático 1 – Alteridade, poder e violência: contempla os aspectos teórico-práticos das relações de poder, alteridade e violências de gênero. Engloba relações entre gerações, raças/etnias, cosmologias/visões de mundo, e entre pessoas que se enquadram nas normas hegemônicas e pessoas ditas “diferentes”. Investiga, ainda, as questões relativas ao diálogo entre formações culturais hegemônicas e resistências locais/transversais relacionadas às lutas pela conquista de direitos e políticas públicas.
Eixo temático 2 – Cultura e Trabalho: Estuda as transformações no mundo do trabalho e as relações entre trabalho, bem-estar e saúde. Analisa também as relações entre trabalho, mediação do sofrimento e adoecimento, bem como a mobilização subjetiva nos diversos contextos de trabalho. Engloba, ainda, as organizações e seus processos sociais: relações interpessoais, grupos, religiosidades, clima, liderança, cultura e poder nas organizações.
Eixo temático 3 – História e processos de subjetivação: estuda o processo histórico de construção de regimes de verdade na psicologia jurídica, assim como no campo de estudos do crime e da violência, com especial recorte na psicologia jurídica brasileira e políticas públicas de justiça criminal no Brasil. Integra discussões sobre a história da psicologia, criminologia e estudos da violência, em articulação com as ciências humanas, considerando a necessidade da interprofissionalidade para a compreensão de temas complexos, a exemplo daqueles afetos ao estudo da violência e das religiosidades e o papel do esporte na saúde mental.
Desenvolvimento Humano em Sistemas Familiares e Educacionais
Investiga o desenvolvimento humano em diversos contextos sociais, a família enquanto sistema nas diferentes fases do seu ciclo de vida, e os processos sociais e educacionais em contexto escolar. Destacam-se os processos relacionais, socioculturais e de desenvolvimento na família e na escola. Num escopo social mais amplo, estudam-se as políticas de direitos humanos que asseguram o direito à diversidade e à inclusão. Esta linha de pesquisa está organizada em três eixos temáticos.
Eixo temático 1 – Dinâmicas e configurações familiares em múltiplos contextos: busca compreender as conexões intrafamiliares em diversos contextos, particularmente naqueles de diversidades e propor o desenvolvimento de metodologias de trabalho com casais e famílias na perspectiva de prevenção e tratamento.
Eixo temático 2 - Processos psicossociais na Escola: estuda o desenvolvimento humano em contexto educacional, tais como, os processos de ensino e aprendizagem, a formação de educadores e as interações sociais, nos níveis micro e macrocontextuais, incluindo-se a prática esportiva e seu potencial educativo e socializador.
Eixo temático 3 - Desenvolvimento Humano, Diversidade e Inclusão: investiga questões referentes à cultura, especificamente diversidade, inclusão e direitos humanos e suas repercussões no desenvolvimento humano.
Laboratório de Saúde Mental, Terapêuticas e Cultura
Apresentação: Este laboratório está vinculado ao Grupo de Pesquisa do CNPq denominado Saúde Mental, Terapêuticas e Cultura, em vigor desde 2004. O referido Grupo busca contribuir com os estudos e as práticas pertencentes à área de saúde mental, promovendo e coordenando atividades de pesquisa, intervenção e ensino, em uma abordagem interdisciplinar. Este laboratório atua de modo integrado com as ênfases em processos clínicos e Avaliação, Planejamento e Intervenção Psicossocial da graduação em psicologia, em atividades de pesquisas sobre psicodiagnóstico, psicopatologia (depressão, síndrome do pânico, esquizofrenia, psicopatia, transtornos de desenvolvimento da infância), intervenções em clínica, avaliação psicológica – incluindo técnicas projetivas (Método de Rorschach TAT, HTP) e psicométricas, psicopatologias da sexualidade; bem como pesquisas na área violência sexual contra crianças e adolescentes, guarda compartilhada, adolescentes em conflito com a lei, uso abusivo de álcool e outras drogas por adolescentes.
Objetivos: Desenvolver e aprimorar atividades de pesquisa na UCB, de modo coordenado e articulado entre pós-graduação e graduação, visando integrar, em projetos e atividades de pesquisa, alunos da graduação, Mestrado e Doutorado em Psicologia. Reunir projetos de pesquisa afins, viabilizando parte de suas atividades em espaços físicos comuns e necessários à disponibilização de seus equipamentos e material permanente e de consumo a suas equipes de trabalho. Possibilitar a articulação entre o conhecimento inter e transdisciplinar com a integração de professores de diferentes programas de pós-graduação e áreas do conhecimento.
Responsável: Profa. Dra. Maria Aparecida Penso
Laboratório de Religião, Saúde Mental e Cultura
Apresentação: O laboratório de Saúde mental, religião e cultura foi implementado ao final de 2015 para o desenvolvimento de pesquisas em saúde mental e religião. Congrega professores e alunos de diferentes níveis de formação (graduação, mestrado e doutorado.
Objetivos: Desenvolver investigações relacionadas à temática da saúde mental e religião, em conexão com questões de ordem social e cultural, integrando atividades de ensino, pesquisa e extensão na graduação e na pós-graduação em Psicologia. Produzir material bibliográfico concernente ao tema, como resultante das pesquisas realizadas, em parceria com a graduação, envolvendo professores e alunos do mestrado, doutorado e graduação.
Responsável: Profa. Dra. Marta Helena de Freitas
Laboratório de Estudos Psicológicos de Sistemas Complexos
Apresentação: O Laboratório de Estudos Psicológicos de Sistemas Complexos desenvolve pesquisas em processos de desenvolvimento, família e promoção da saúde, numa perspectiva sistêmica, sob diferentes enfoques metodológicos.
Objetivos: O laboratório tem como objetivo fortalecer o grupo e trabalho “Família, Processo de Desenvolvimento e Promoção da Saúde” da ANPEPP, coordenado pela responsável pelo laboratório e possibilitar uma reflexão teórica e metodológica sobre os temas pesquisados.
Responsável: Profa. Dra. Julia Bucher-Malushke
Laboratório de Trabalho, Sofrimento e Ação (LATRASA)
Apresentação: O Laboratório de Trabalho, Sofrimento e Ação (LATRASA) busca realizar pesquisas, estudos e intervenções por meio da clínica do trabalho no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Católica de Brasília. A proposição do laboratório surgiu após a realização do pós-doutorado da pesquisadora responsável pelo mesmo realizado no CNAM (Paris), com vistas à construção de um espaço de escuta do sofrimento no trabalho com trabalhadores de diversos contextos profissionais. Tal escuta visa potencializar a ação dos sujeitos que trabalham e, com isto, contribuir para arquitetar saúde nos espaços do trabalhar frente as adversidades do mundo do trabalho contemporâneo.
Objetivos: Refletir sobre o mundo do trabalho contemporâneo com vistas a impulsionar alternativas para que os trabalhadores busquem saúde em seus contextos de trabalho; realizar escuta política do sofrimento no trabalho com trabalhadores de diversos contextos profissionais com a finalidade de proliferar formas de vidas não adaptadas aos domínios do capital.
Responsável: Profa. Dra. Lêda Gonçalves de Feitas
Laboratório de Psicologia do Esporte e Saúde (LAPES)
Apresentação: O Laboratório foi criado em 2017 e visa desenvolver estudos com constructos psicológicos e sua relação com atividade física, saúde e desempenho humano por meio da criação, adaptação e validação de instrumentos psicométricos; avaliação de estado de humor, coping, burnout, felicidade, emoções, dentre outros., dando suporte às pesquisas realizadas com diversos segmentos como atletas, idosos, deficientes, escolares, pacientes com doenças crônicas, entre outros.
Testes realizados: Em uma atuação conjunta de docentes do PPGEF-UCB, orientandos de Doutorado, de Mestrado e de Iniciação Científica, diversos testes têm sido aplicados para identificar nível de estresse, perfil psicológico de gênero, motivação para a realização de atividade física e atividades de lazer, processos de preconceitos e estereótipos, imagem corporal, afetividade, dentre outros.
Responsável: Profa. Dra. Gislane Ferreira de Melo
Laboratório de Psicossociogerontologia
Apresentação: O laboratório de Psicossociogerontologia foi implementado para o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares na área de Gerontologia, que abrangem a observação em Psicologia, Sociologia, Antropologia e demais áreas psicossociais. Ele congrega projetos de pesquisa de diferentes Cursos/Áreas/Programas da Universidade, com infraestrutura funcional para o desenvolvimento de pesquisas nas áreas citadas. Neste laboratório são feitos diversos procedimentos, como as transcrições e análise de entrevistas com idosos; análise das fotografias e filmagens dos idosos; aplicações e análises dos testes de Rorschach.
Objetivos: Oferecer suporte aos projetos e atividades de pesquisas que analisam e investigam os aspectos psicológicos e socioculturais relacionados ao envelhecimento e às adaptações agudas e crônicas que ocorrem em pessoas idosas em diferentes situações de vida.
Centro de Formação em Psicologia Aplicada
Apresentação: O Centro de Formação em Psicologia Aplicada (CEFPA) oferece a estrutura física e funcional para o desenvolvimento de uma série de atividades práticas vinculadas ao ensino, à pesquisa e a extensão e voltadas para a comunidade, em especial a oferta de diferentes formas de atendimento psicológico à comunidade do Distrito Federal.
Objetivos: Atender às atividades práticas curriculares e de pesquisa de alunos e professores da graduação e pós-graduação (mestrado e especializações) em psicologia da UCB, por meio de serviços de atendimento psicológico abertos à comunidade. O CEFPA privilegia a pesquisa, a formação para a prática profissional e o compromisso social da psicologia nas três ênfases do curso de graduação: Avaliação, Planejamento e Intervenção Psicossociológica; Gestão, Formação e Promoção de Saúde; Processos Clínicos e nas diferentes linhas de pesquisa do Mestrado.
Mensalidade Bruta: 24 x R$ 3.416,48**
Mensalidade com Desconto Comercial: 24 x R$ 2.118,21**
*Valores referentes ao ano de 2025.
**Consulte condições com a equipe comercial.
Bolsas de Estudo
A concessão de bolsas é regulada por edital próprio, amplamente divulgado, sempre que há bolsas disponíveis. Atualmente o Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Psicologia conta, com as seguintes modalidades de bolsa:
– Bolsa de Mestrado/Doutorado do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP – CAPES – Portaria N°. 181 de dezembro de 2012);
– Bolsa de Mestrado/Doutorado da Fundação de Amparo à Pesquisa do DF – FAP-DF (Programa PMD/UCB/FAPDF, 2017);
– Auxílio para pagamento de taxas escolares do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP – CAPES – Portaria N°. 181 de dezembro de 2012);
– Bolsa de pós-doutorado do Programa Nacional de Pós-Doutorado da Capes – PNPD (Portaria N°. 086, de julho de 2013).
do Programa
Carreira
Linhas de Pesquisa
Orientação e acompanhamento
Infraestrutura
Corpo Docente
Qualidade Reconhecida
Infraestrutura
Dúvidas Frequentes
Mestrado: É um curso de pós-graduação stricto sensu, cujo objetivo é aprofundar a formação obtida na graduação, concedendo grau acadêmico. O curso tem duração mínima de um ano e, além do preparo da dissertação ou trabalho final, o candidato deve estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.
Doutorado: É um curso de pós-graduação stricto sensu que certifica a capacidade de uma pessoa para desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência. Os cursos devem ter a duração mínima de dois anos e, além do preparo da tese ou trabalho final, o candidato deverá estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.
As pós-graduações lato sensu compreendem programas de Especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Têm duração mínima de 360 horas. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá grau acadêmico e diploma.
Para os alunos regulares, são cobradas parcelas fixas, com ajuste anual. Já os alunos especiais, que cursam disciplinas avulsas, pagam mensalidades fixadas semestralmente em edital próprio. A UCB conta com políticas de benefícios que são atualizadas a cada semestre. Consulte os descontos vigentes na página do curso pretendido.
Dúvidas diversas podem ser esclarecidas na Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e 3356-9016 ou pelo e-mail planejamentopos@ucb.br.
A relação de professores pode variar em cada ciclo acadêmico. Para saber mais sobre o corpo docente, consulte as informações no site ou entre em contato com a Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e 3356-9016 ou pelo e-mail planejamentopos@ucb.br.