Exercício físico e hipertensão: o pioneirismo brasileiro

4/1/2024

Artigo escrito por Thiago dos Santos Rosa, professor da graduação em Educação Física, do mestrado e do doutorado em Educação Física da UCB. É profissional de educação física formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, mestre em Biotecnologia pela mesma instituição, doutor em Medicina pela USP e pós-doutor em Educação Física pela UCB.

Na vanguarda da pesquisa científica mundial sobre exercício físico e hipertensão, o Brasil destaca-se como líder incontestável. Um recente estudo publicado na respeitada revista Frontiers in Cardiovascular Medicine revelou que o país não apenas lidera em produção científica nessa área crucial, mas também abriga uma das principais instituições acadêmicas dedicadas ao tema.

O estudo, intitulado “Trends in exercise for hypertension: a bibliometric analysis,” apontou o Brasil como o epicentro da pesquisa, com a Universidade Católica de Brasília conquistando uma posição de destaque global. Entre as universidades em todo o mundo, a instituição brasiliense se destacou, classificando-se como a quinta instituição que mais publica sobre exercício físico e hipertensão, sendo a única instituição de ensino superior particular brasileira.

No cerne dessa notável conquista está o trabalho incansável do Dr. Milton Rocha de Moraes, uma figura proeminente e dedicada no campo da fisiologia do exercício e saúde cardiovascular. Com uma trajetória acadêmica de mais de duas décadas, Dr. Moraes consolidou sua reputação como um pesquisador exemplar e se destacou por sua contribuição inestimável à compreensão e tratamento da hipertensão arterial.

Dr. Moraes foi meu professor durante a graduação em São Paulo. Agora trabalho com ele, como cientista da Universidade Católica de Brasília. O professor teve impacto profundo do mentor em minha formação e carreira. Ele compartilhou conhecimento e inspirou uma geração de pesquisadores comprometidos com a saúde cardiovascular. Sua dedicação incansável e habilidade em conduzir estudos de alta qualidade foram reconhecidas internacionalmente, como evidenciado por este estudo recente.

O estudo bibliométrico revelou que o Brasil lidera quantidade e em qualidade de pesquisa sobre exercício físico e hipertensão. Dr. Moraes emergiu como uma figura central na análise de redes de autores, sendo o principal contribuinte para a produção científica da Universidade Católica de Brasília nessa área.

Este texto destaca os dados notáveis do estudo e serve como homenagem ao trabalho árduo e à paixão do Dr. Milton Rocha de Moraes.

A pesquisa liderada por Dr. Moraes coloca a Universidade Católica de Brasília no mapa global da pesquisa em exercício físico e hipertensão e reforça o compromisso do Brasil de enfrentar desafios de saúde pública com abordagens inovadoras e cientificamente embasadas.

Neste momento em que celebramos as conquistas significativas na pesquisa científica nacional, é impossível não reconhecer e aplaudir a liderança e o legado duradouro do Dr. Milton Rocha de Moraes, cujo trabalho está moldando o presente e o futuro da saúde cardiovascular no Brasil e além.