Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa
O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro e único mestrado profissional em Comunicação no Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
Profissionais de excelência
Conheça o programa
Informações
O Programa de Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa é o primeiro e único mestrado profissional em Comunicação no Centro-Oeste. Ele foi criado para atender à alta demanda existente na área da Economia Criativa, em articulação com os saberes comunicacionais, especialmente aqueles vinculados ao desenvolvimento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) e dos meios digitais aos quais a economia criativa está diretamente relacionada.
Público-alvo
Profissionais de nível superior com formação em Comunicação, Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Comunicação Organizacional ou áreas afins como: Educação, Administração, Ciência da Informação, Tecnologia da Informação, Direito, Economia, Contabilidade, Gestão Pública, Pedagogia e Licenciaturas que desejem aprimorar seus conhecimentos, repensar e intervir em sua realidade profissional por meio de pesquisa aplicada P&D, C&T.
Contexto
Curso com quase 2 décadas de existência e voltado para a pesquisa aplicada com intervenção na realidade profissional do estudante. Formação de um perfil profissional-pesquisador que se utiliza da network, método e ferramentas científicas para estabelecer diálogo entre a academia e o mercado gerando renda e novas cadeias de valor na sua rotina de trabalho. Frequentemente, os egressos são convidados para serem recrutadores e desenvolvedores de pessoas, tendo em vista formação em pesquisa e docência que proveniente do curso. São frequentes estudantes da educação, T.I., sistema bancário, turismo, microempreendedores, gestão pública (executivo, legislativo e judiciário), além de ONGs.
Modalidade Profissional
O mestrado profissional é uma modalidade que promove o necessário diálogo da Universidade com o mercado de trabalho e amplia as possibilidades de atuação profissional ao estimular a produção técnica aliada à produção intelectual em diversos segmentos ligados tanto à comunicação e às artes (publicidade, rádio e TV, audiovisual, fotografia, design, editoração, música, moda, poesia) quanto ao empreendedorismo, à governança e à gestão nos setores público, privado e no terceiro setor.
Reconhecimento
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB é reconhecido com conceito 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o que qualifica o curso com reconhecimento acadêmico. Tendo o mesmo nível de outros mestrados estatais do centro-oeste. E também é dos mestrados profissionais melhor qualificados no DF.
No mercado, já realizamos pesquisas com aluno em diversas organizações: Caixa, CGU, MPU, FNDE, CADE, Banco do Brasil, Ministério da Defesa, Correios (ECT), CNI, SEFAZ/DF, SEDF, Bancorbrás, CNBB, SBPT, UBEC, UnB, UCB, IFB, autônomos e empreendedores de diversos setores.
Pesquisa
O Mestrado Profissional Inovação em Comunicação e Economia Criativa da UCB, por meio de seus docentes, desenvolve pesquisas que recebem apoio financeiro das agências de fomento nacionais e regionais, servindo como base de políticas públicas e qualificação de debates no mercado e na gestão pública. Os mestrandos têm oportunidade de integrar as equipes de pesquisa e participar ativamente dos projetos ao longo de sua trajetória formativa
Diferencial
No Mestrado Profissional, o estudante não fica limitado à apresentação de uma dissertação ao final do curso. Ele pode apresentar um produto criado e desenvolvido por ele como trabalho de conclusão. É comum os alunos formarem com produção de aplicativos, jogos, gameficação de processos organizacionais, documentários, material didático, cursos, eventos, protótipos e inovações nas rotinas de trabalho.
Para a Capes (MEC), um diploma de mestrado profissional tem a mesma validade que um mestrado acadêmico e permite, posteriormente, ingressar em um doutorado acadêmico e/ou profissional.
Oferta e regime de aulas
Especialmente pensado para profissionais ocupados ao longo da semana, o curso tem oferta quinzenal, com aulas às quintas (noturno), às sextas (noturno) e aos sábados (diurno).
Área de Concentração
Tratar de inovação em Comunicação significa remeter-se a processos de criação do novo tanto quanto de renovação daquilo que se torna desgastado pelo efeito do tempo e já não mais adaptado à nova realidade. A revolução digital ocorrida nas últimas décadas, as constantes inovações tecnológicas às quais a cultura está sujeita e através das quais ela se recria, em um processo dinâmico aparentemente infindável, força a transformação das estruturas de pensamento que fundamentam os modelos de organização social, cultural, econômicos e toda a criatividade subsequente. Sendo assim, e levando em conta o contexto comunicacional, é preciso criar condições para a emergência do novo e do renovado. Isto é o que entendemos aqui por inovação comunicacional, diretamente ligado ao progresso tecnológico, mas não restrito a este. Trata-se de estruturas do pensamento e da sensibilidade, de modos de concepção e percepção, de modos de auto-reflexão e auto-avaliação que precisam ser despertados e podem impulsionar a realidade da própria Comunicação enquanto fenômeno, enquanto sistemas e processos e também enquanto área de atuação professional.
A relação dinâmica que ora se estabelece, conceitualmente e na prática, entre produção cultural e economia é portadora de novas perspectivas para os futuros profissionais da comunicação, envolvidos de maneira central na rede de agentes de uma lógica econômica que necessita se manter a serviço da humanidade e, consequentemente, da cultura. Sendo assim, a presente área de concentração visa a trazer o suporte teórico, conceitual e metodológico à criatividade necessária em tempos de mutação social, cultural, tecnológica, educacional e econômica e abrir possibilidades de aplicação prática de propostas inovadoras, imprescindíveis aos processos comunicacionais do setor da economia criativa.
Linhas de pesquisa
Estratégia e gestão comunicacional
Esta linha de pesquisa visa a investigar estratégias de empreendedorismo, governança e gestão da comunicação no campo da economia criativa propondo, desse modo, uma formação profissional a partir da gestão comunicacional de iniciativas da economia criativa (projetos culturais, design, gestão de negócios e produção nos setores das indústrias criativas ligados à comunicação em suas interfaces com as tecnologias, a educação e a cultura). Atividades como a publicidade e propaganda, o jornalismo e a gestão da comunicação integrada são estudadas no contexto dessas iniciativas. Considerando as interfaces da economia criativa com os demais setores da economia são pensadas estratégias de empreendedorismo, governança e gestão nos setores público, privado e no terceiro setor. Startups, economia virtual, captação de recursos, isenção fiscal, fundos, parcerias público-privadas, monetização e outras possibilidades são trabalhadas como processos contemporâneos de economia criativa.
Produção em audiovisual e mídias digitais
Esta linha de pesquisa visa a desenvolver projetos e metodologias de inovação tecnológica e criativa para a Comunicação e suas interações com o design, a arte, a educação e a cultura, atuando assim na formação de profissionais capacitados para a produção contemporânea de imagens e suas diversas aplicações em áreas e modelos midiáticos distintos. São pensados processos de produção criativa em audiovisual não apenas para mídias tradicionais como fotografia, cinema, TV e rádio, mas também práticas intermediais contemporâneas. Assim, os produtos variam desde a criação de videocasts, podcasts, webdocumentários, videoarte, ações em social media e games, até chegar a especificidades da produção como direção de fotografia, montagem, pós-produção, imagens geradas por computador, direção de arte. Estas produções podem ser aplicadas tanto a áreas específicas do meio cultural quanto a de outros setores (vídeos institucionais, campanhas publicitárias, ações transmídia, videoaulas), deixando o egresso pronto para atuar na imensa diversidade de afunilamentos destas competências.
Grupos de pesquisa
Panorama da Economia Criativa
Líder: Alexandre Kieling
http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/795560
Transdisciplinaridade e Criatividade
Líder: Profa. Florence Dravet
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6491188397133553
Prêmios, Indicadores e Estratégias em Comunicação
Líder: Robson Borges Dias
dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2838034439891860
Núcleo de Estudos Comunicacionais de Gestão e Estratégia
Líder: Prof. Victor Márcio Laus Reis Gomes
https://estrategialab.com.br/
Grupo de estudos em comunicação, imagem e cultura das marcas
Líder: Leandro de Bessa Oliveira
http://dgp.cnpq.br/dgp/faces/consulta/consulta_parametrizada.jsf#
Grupo de Pesquisa Cultura Pop e Sociedade Contemporânea no Distrito Federal
Líder: Ciro Inácio Marcondes
Livros do Programa
Reflexões Sobre Método e Metodologias em Comunicação
Uma Experiência Colaborativa de Formação
Mensalidade Bruta: 24x R$ 2.898,71*
Mensalidade com Desconto Comercial: 24x R$ 2.521,87**
*Valores referentes ao ano de 2025.
**Consulte condições com a equipe comercial.
Se você trabalha em uma organização, seja ela pública ou privada, procure se informar com o setor de Recursos Humanos se existe algum incentivo à formação de pessoas. Nosso Mestrado é avaliado com nota 4 pela Capes, nota mínima geralmente exigida pelas organizações para atribuição de bolsas funcionais.
Outra novidade é que a Universidade Católica de Brasília agora tem um programa de financiamento para a pós-graduação stricto sensu: o PRAVALER que permite que o estudante pague prestações mais leves a juros muito baixos. Informações com o Setor de Financiamento Estudantil no 3356 9117.
do Programa
Carreira
Linhas de Pesquisa
Orientação e acompanhamento
Infraestrutura
Corpo Docente
Qualidade Reconhecida
Infraestrutura
Dúvidas Frequentes
Mestrado: É um curso de pós-graduação stricto sensu, cujo objetivo é aprofundar a formação obtida na graduação, concedendo grau acadêmico. O curso tem duração mínima de um ano e, além do preparo da dissertação ou trabalho final, o candidato deve estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.
Doutorado: É um curso de pós-graduação stricto sensu que certifica a capacidade de uma pessoa para desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência. Os cursos devem ter a duração mínima de dois anos e, além do preparo da tese ou trabalho final, o candidato deverá estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.
As pós-graduações lato sensu compreendem programas de Especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Têm duração mínima de 360 horas. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá grau acadêmico e diploma.
Para os alunos regulares, são cobradas parcelas fixas, com ajuste anual. Já os alunos especiais, que cursam disciplinas avulsas, pagam mensalidades fixadas semestralmente em edital próprio. A UCB conta com políticas de benefícios que são atualizadas a cada semestre. Consulte os descontos vigentes na página do curso pretendido.
Dúvidas diversas podem ser esclarecidas na Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e 3356-9016 ou pelo e-mail planejamentopos@ucb.br.
A relação de professores pode variar em cada ciclo acadêmico. Para saber mais sobre o corpo docente, consulte as informações no site ou entre em contato com a Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e 3356-9016 ou pelo e-mail planejamentopos@ucb.br.
de quem já faz parte do time
Ao entrar no mestrado, a primeira ideia que tinha era a de que mergulharia no mundo científico e me devolveria como pesquisadora. Isso realmente aconteceu e me sinto realizada por isso. Contudo, para mim, um dos pontos mais surpreendentes dessa caminhada foi ampliar meu autoconhecimento e crescer como ser humano. Hoje, vejo a vida e a sociedade por outros horizontes.
Mestra em Inovação, Comunicação e Economia Criativa da UCB.
Decidi fazer mestrado é uma decisão difícil. Exige muita dedicação, tempo e dinheiro. O caminho é longo e tortuoso. Nesse percurso você é desafiado, questionado e chega ao seu limite. Mas, quando termina, é muito gratificante e, certamente, transformador. Sem dúvida alguma, no fim da jornada saímos profissionais melhores do que entramos. Eu recomendo!
Mestra em Inovação, Comunicação e Economia Criativa da UCB.
Fazer mestrado sempre foi um sonho desde que terminei minha graduação, e hoje realizando esse desejo muita coisa mudou para mim. A forma como enxergo a construção do conhecimento, o processo de pesquisa e investigação, estou aprendendo muito!
Estudante do Mestrado em Inovação, Comunicação e Economia Criativa da UCB.
O mestrado ampliou minha visão de atuação profissional, trazendo-me mais consciência sobre as responsabilidades que assumimos no mundo do trabalho. E há uma continuidade a ser cumprida, no Doutorado, porque a pesquisa não se esgota nunca.
Professora dos cursos de Comunicação e Design Visual da UCB.