Educação
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.
Profissionais de excelência
Conheça o programa
Informações
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, da Universidade Católica de Brasília (UCB), foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. O que se destaca é a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.
O Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país, como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.
Com nota 4 da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação visa à formação de pesquisadores e de profissionais da educação. Os mestres e doutores formados podem seguir as carreiras de cientista pesquisador e/ou carreiras de magistério nos diferentes níveis, atuar em instituições sociais ou empresariais na elaboração e desenvolvimento de projetos de pesquisa em educação, na gestão educacional e na formulação e análise de políticas públicas, em nível executivo, de assessoramento ou de consultoria.
As áreas de concentração são dinamizadas por três linhas de pesquisa: Política, Gestão e Avaliação da Educação; Processo Educacional e Formação de Professores; Educação, Tecnologia e Comunicação.
Processo Educacional e Formação de Professores
Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.
Política, Gestão e Avaliação da Educação
Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.
Educação, Tecnologia e Comunicação
Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.
O programa foi criado em 1994, começando suas atividades com o mestrado e, a partir de 2009, com o doutorado. Nesses 25 anos de atuação, formou-se 559 mestres e 70 doutores. Além dessa atuação específica, no Stricto Sensu houve um empenho no desenvolvimento de projetos de pesquisa, um envolvimento com o ensino graduado e com a extensão, no sentido de tornar o Programa uma referência no processo de ensino-aprendizagem e na responsabilidade social.
Em 2008, iniciou-se um trabalho de parceria interinstitucionais, principalmente, por meio da criação da Cátedra UNESCO: Educação, Juventude e Sociedade, e com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul com o trabalho com Crianças e adolescentes em situação de risco psicossocial. Em 2009, iniciou-se uma parceria de pesquisa sobre formação de professores com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) no contexto do programa PROCAD da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
Destaca-se, ainda, o processo de internacionalização do Programa, por meio da participação de uma rede de pesquisa, incluindo a Universidade do Minho (Portugal), Universidad Federico Vilarreal (Peru), University of Urbana, Champaign (USA) e Universidad del Valle (Colômbia), bem como pela participação do Fórum Internacional sobre Transdisciplinariedad y ecoformación en la práctica: Buscando la Innovación y Creatividad Docente. Também estão se desenvolvendo pesquisas na área de Pedagogia Social, em parceria com a Universidade de Siegen, Alemanha e Sanna Hyynänen, da Universidade de Tampere, Finlândia. Um trabalho intenso de internacionalização deu-se, ainda, com a Universidade de Alberta e de Ottawa, no Canadá, por meio de intercâmbio de professores e estudantes.
Área de Concentração: EDUCAÇÃO
O Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Educação, em nível de Mestrado e Doutorado da Universidade Católica de Brasília foi concebido a partir de pressupostos estruturantes das sociedades modernas, em especial da sociedade brasileira. Entre esses pressupostos, sublinham-se a crescente priorização de pesquisas e políticas educacionais com vistas à progressiva melhoria da qualidade requerida pelos diferentes processos de modernização em curso no país, cuja complexidade exige profissionais com visão programática, interdisciplinar e intersetorial.
Desse modo, o Programa de Pós-Graduação em Educação definiu a sua centralidade tendo presente as diversas instâncias da gestão educacional e os diversos sujeitos da educação, principalmente aqueles segmentos historicamente deixados à margem da história do país; como também os distintos processos e metodologias educacionais, com destaque para as tecnologias da comunicação; e, os projetos e políticas de educação, inseridos na conjuntura das mudanças sociais, econômicas e políticas que se operam na atualidade, nos planos nacional e internacional.
A área de concentração é dinamizada, portanto, pelas três linhas de pesquisa: Processo Educacional e Formação de Professores; Política, Gestão e Avaliação da Educação; Educação, Tecnologia e Comunicação que se interpenetram pelo diálogo e estudos integrados, com o objetivo de proporcionar aos futuros mestres e doutores a competência indispensável para programar, desenvolver ou participar de ações e reflexões na área da educação.
Linhas de pesquisa
PROCESSO EDUCACIONAL E FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Investigação e formação, por meio dos fundamentos da educação, de temáticas relacionadas com diferentes dimensões do processo de ensino e aprendizagem, da formação inicial e continuada de professores, de teorias e práticas pedagógicas nos diferentes níveis e modalidades da educação.
Docente: Prof. Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Protagonismos juvenis, Tecnologias e Cultura: sociabilidades e aprendizagens; Cartografias dos Territórios de aprendizagem; História da Educação e trajetórias de produção de intelectuais ou instituições/grupos em suas interfaces com a ciência, religião e política.
Docente: Prof. Dr. Geraldo Caliman
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Pedagogia Social, Educação Social, Exclusão Social, Prevenção da Violência, Sociologia do Desvio e da Delinquência, Delinquência Juvenil.
Docente: Prof. Dr. Gilvan Charles Cerqueira de Araújo
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação de professores, metodologia de pesquisa em educação, políticas públicas educacionais
Docente: Prof. Dr. Lúcio Gomes Dantas
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação docente e práticas pedagógicas colaborativas na Educação Básica, Narrativas devidas, pobreza e diversidade
Docente: Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Superior, Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais
Docente: Prof. Dr. Renato de Oliveira Brito
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Gestão, Políticas Públicas, Políticas Educacionais, Planejamento Estratégico, Desenvolvimento Sustentável e Sustentabilidade, Educação Comparada e Internacionalização.
Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa.
Docente: Prof. Dr. Valdoir Pedro Wathier
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Políticas da educação básica, com ênfase no financiamento, formação docente, planejamento estratégico, construção colaborativa e inovação.
Docente: Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Popular, nos seguintes temas: educação ambiental, extensão popular, avaliação,gestão e inclusão escolar, educação para as relações étnico-raciais, formaçãode educadores/as e educação em espaços não-escolares.
Docente: Prof. Dr. Jenerton Arlan Schütz
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Relação da Educação, Teorias Pedagógicas, Autoridade e Anterioridade Pedagógica, Especificidade da Escola, Escola Republicana, política e Infância.
POLÍTICA, GESTÃO E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO
Investigação da formulação, implementação, gestão e avaliação de políticas, programas e projetos na área de educação, nos seus diferentes níveis e modalidades. Estudos dos contextos culturais e comunicacionais das políticas e da gestão educacional, no âmbito da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios. Estudos comparativos entre sistemas nacionais e internacionais de educação.
Docente: Prof. Dr. Celio da Cunha
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Política públicas de educação; Pensamento pedagógico e políticas de educação; Educação comparada; Educação superior.
Docente: Prof. Dr. Gilvan Charles Cerqueira de Araújo
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação de professores, metodologia de pesquisa em educação, políticas públicas educacionais
Docente: Prof. Dr. Lúcio Gomes Dantas
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Formação docente e práticas pedagógicas colaborativas na Educação Básica, Narrativas devidas, pobreza e diversidade
Docente: Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Superior, Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais
Docente: Profa. Dra. Valdivina Alves Ferreira
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Políticas Públicas Educacionais, Políticas Públicas de Educação Profissional e Tecnológica, Formação de Professores, Informática Educativa.
Docente: Prof. Dr. Valdoir Pedro Wathier
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Políticas da educação básica, com ênfase no financiamento, formação docente, planejamento estratégico, construção colaborativa e inovação.
Docente: Prof. Dr. Tiago Zanquêta de Souza
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Popular, nos seguintes temas: educação ambiental, extensão popular, avaliação, gestão e inclusão escolar, educação para as relações étnico-raciais, formação de educadores/as e educação em espaços não-escolares.
EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO
Articulação das relações entre juventude, tecnologia e comunicação no âmbito dos processos educativos em diversos contextos da sociedade, sejam eles ambientes escolares ou voltados à convivência humana. Temáticas relacionadas à inclusão educacional e social, aos protagonismos e às sociabilidades juvenis, à inovação social e às múltiplas aprendizagens viabilizadas pelas tecnologias educacionais, da comunicação e mídias, bem como às diversas expressões culturais, especialmente àquelas que cultivam culturas de paz.
Docente: Prof.Dr. Carlos Ângelo de Meneses Sousa
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Protagonismos juvenis, Tecnologias e Cultura: sociabilidades e aprendizagens; Cartografias dos Territórios de aprendizagem; História da Educação e trajetórias de produção de intelectuais ou instituições/grupos em suas interfaces com a ciência, religião e política.
Docente: Prof. Dr. Eduardo Amadeu Dutra Moresi
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Mapeamento científico; panorama tecnológico; gestão do conhecimento; inteligência organizacional.
Docente: Profa. Dra. Florence Marie Dravet
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Imaginário; Criatividade; Imersão; Economia Criativa; Teorias da Complexidade; Transdisciplinaridade; Feminino; Interculturalidade; Epistemologia.
Docente: Prof. Dr. Geraldo Caliman
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação, Sociologia da Educação, com ênfase em Pedagogia Social, Educação Social, Exclusão Social, Prevenção da Violência, Sociologia do Desvio e da Delinquência, Delinquência Juvenil.
Docente: Profa. Dra. Pricila Kohls dos Santos
Credenciamento: Mestrado e Doutorado
Temáticas de Pesquisa: Educação Superior, Permanência Estudantil, Inclusão, Tecnologias Digitais
Docente: Prof. Dr. Valdoir Pedro Wathier
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Políticas da educação básica, com ênfase no financiamento, formação docente, planejamento estratégico, construção colaborativa e inovação.
Docente: Prof. Dr. Jenerton Arlan Schütz
Credenciamento: Mestrado
Temáticas de Pesquisa: Relação da Educação, Teorias Pedagógicas, Autoridade e Anterioridade Pedagógica, Especificidade da Escola, Escola Republicana, política e Infância.
Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Educação da UCB busca desenvolver de forma integrada a relação entre áreas de concentração, linhas de pesquisa, grupos, projetos e disciplinas. Os mestrandos e doutorandos do Programa normalmente se vinculam a esta estrutura com seus projetos individuais de pesquisa, que geralmente fazem parte de um projeto maior desenvolvido pelo orientador. Em outras palavras, cada docente do Programa coordena e/ou participa de um ou mais grupos de pesquisa Lattes, registrados no CNPq e participa e/ou coordena projetos de pesquisa, dos quais os seus orientandos participam desenvolvendo subprojetos, que se transformam em trabalhos publicados como artigos, livros, capítulos e trabalhos completos de anais de conferências nacionais e internacionais.
Muitas de nossas atividades de pesquisa possuem financiamento externo, de organismos nacionais e internacionais. Várias das atividades de pesquisa do Mestrado em Educação são desenvolvidas em parceria com universidades renomadas do Brasil e do exterior, além de instituições nacionais e internacionais. Entre nossas parcerias mais frequentes podem ser citadas a UNESCO, Universidade de Aveiro (Portugal), CNPq, FAP-DF, CAPES e Universidade de Barcelona, entre outros.
Projetos de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Educação: clique aqui
Artigos Publicados
Publicações realizadas por docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação – UCB
Coletânea de Artigos do Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a cidadania, diversidade, direitos humanos e meio ambiente
Capa da Coletânea
- Anais do Seminário Internacional em Política e Governança Educacional para a cidadania, diversidade, direitos humanos e meio ambiente
- Capa dos anais
- Cultural and Pedagogical Inquiry - University of Alberta
- Journal of Contemporary Issues in Education - University of Alberta
ANPED
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Brasília – UCB é associado institucional da ANPED – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação.
Salas de aula e laboratórios
O Programa disponibiliza para seus alunos salas de aula amplas e confortáveis, equipadas com recursos tecnológicos variados, como computadores, projetor multimídia, reprodutores de DVDs, e outros. Além disso, cada professor do Programa possui a sua própria sala de trabalho, que também conta com estrutura tecnológica adequada ao desempenho de suas funções, como a preparação de aula, a produção acadêmica, atendimentos e orientações.
Temos também laboratórios de informática muito bem equipados, nos quais os alunos podem realizar pesquisas e escrever seus trabalhos acadêmicos.
Mensalidade Bruta: 48 x R$ 3.268,72*
Mensalidade com Desconto Comercial: 48 x R$ 2.124,67**
*Valores referentes ao ano de 2025.
**Consulte condições com a equipe comercial.
Bolsas de estudo
O Mestrado em Educação, em parceria com a CAPES, costuma oferecer quatro bolsas de estudos para os alunos do Mestrado em Educação. Estas, à medida em que vão sendo disponibilizadas por estudantes concluintes do curso, são ofertadas para serem utilizadas por outros estudantes.
Bolsa de Pós-Doutorado (PNPD) – CAPES
A Universidade Católica de Brasília (UCB), por intermédio da Coordenação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação (PPGE), torna pública a abertura das inscrições para o processo seletivo para concessão de uma bolsa de estágio de Pós-Doutorado, financiada pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
do Programa
Carreira
Linhas de Pesquisa
Orientação e acompanhamento
Infraestrutura
Corpo Docente
Qualidade Reconhecida
Infraestrutura
Dúvidas Frequentes
Mestrado: É um curso de pós-graduação stricto sensu, cujo objetivo é aprofundar a formação obtida na graduação, concedendo grau acadêmico. O curso tem duração mínima de um ano e, além do preparo da dissertação ou trabalho final, o candidato deve estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.
Doutorado: É um curso de pós-graduação stricto sensu que certifica a capacidade de uma pessoa para desenvolver pesquisas em uma determinada área da ciência. Os cursos devem ter a duração mínima de dois anos e, além do preparo da tese ou trabalho final, o candidato deverá estudar certo número de matérias relativas à sua área de concentração, bem como submeter-se a exames parciais e gerais.
As pós-graduações lato sensu compreendem programas de Especialização e incluem os cursos designados como MBA (Master Business Administration). Têm duração mínima de 360 horas. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores e que atendam às exigências das instituições de ensino. As pós-graduações stricto sensu compreendem programas de mestrado e doutorado. São abertos a candidatos diplomados em cursos superiores de graduação. Ao final do curso o aluno obterá grau acadêmico e diploma.
Para os alunos regulares, são cobradas parcelas fixas, com ajuste anual. Já os alunos especiais, que cursam disciplinas avulsas, pagam mensalidades fixadas semestralmente em edital próprio. A UCB conta com políticas de benefícios que são atualizadas a cada semestre. Consulte os descontos vigentes na página do curso pretendido.
Dúvidas diversas podem ser esclarecidas na Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e 3356-9016 ou pelo e-mail planejamentopos@ucb.br.
A relação de professores pode variar em cada ciclo acadêmico. Para saber mais sobre o corpo docente, consulte as informações no site ou entre em contato com a Coordenação Geral do Stricto Sensu, pelos telefones (61) 3356-9617 e 3356-9016 ou pelo e-mail planejamentopos@ucb.br.