Como qualquer outra formação da área de Ciências Biológicas, a faculdade de Veterinária exige anos de formação e dedicação do estudante. São momentos em que o graduando se volta totalmente à graduação, enfrentando não apenas provas, como atividades práticas, estágios curriculares e muitas outras atividades complementares.
Mas será que são quatro, quatro anos e meio ou cinco anos de curso de Veterinária?
Está na hora de entender mais sobre o curso de Veterinária! Entenda detalhes de cada ano da graduação e responda a sua principal dúvida - Medicina Veterinária: quantos anos de faculdade?
Entenda quantos anos dura a faculdade de Veterinária
Tornar-se um médico veterinário e começar uma carreira de sucesso na área clínica, preventiva, de saúde pública ou sanitária são tarefas que exigem um longo percurso de estudo e dedicação. Mais precisamente 5 anos, 10 períodos ou, se preferir, 4000 horas.
Parece muito tempo, mas para o estudante que se dedica à vivência da universidade, ele quase não é suficiente para tanta experiência. Além das aulas teóricas e atividades práticas em laboratório, o estudante também encara estágios e atividades complementares, ambos previstos na grade curricular da faculdade.
Saiba o que te aguarda em cada ano da faculdade de Veterinária
Já respondemos a sua principal dúvida: Medicina Veterinária, quantos anos de faculdade? Agora, confira um pouco do que você verá em cada um dos 5 anos de graduação em Medicina Veterinária.
O primeiro ano: a ambientação
O primeiro ano de graduação é o mais cheio de novidades. É também o mais desafiador, já que o estudante está ansioso pela vivência da profissão, mas se depara com disciplinas teóricas que parecem pouco ter a ver com as atividades desenvolvidas por um veterinário.
Elas, no entanto, são importantes para construir a sua base profissional. Como diagnosticar a doença de um cão, se você não sabe nada sobre os princípios da anatomia veterinária?
O segundo ano: entrando no mundo da Veterinária
Agora você deixa as matérias de anatomia e Biologia de lado para entrar no universo da veterinária. Você entenderá sobre a genética e reprodução veterinária, aprenderá sobre a cultura de animais e gestão rural. Também entenderá a importância do veterinário em atividades como vigilância em saúde e agronegócio.
O terceiro ano: aprendendo a diagnosticar
Agora você deixa as matérias de anatomia e Biologia de lado para entrar no universo da veterinária. Você entenderá sobre a genética e reprodução veterinária, aprenderá sobre a cultura de animais e gestão rural. Também entenderá a importância do veterinário em atividades como vigilância em saúde e agronegócio.
O quarto ano: intensificando da prática
É nesse momento que a prática em Veterinária se intensifica. O aluno aprende a diagnosticar animais por meio de aparelhos de imagem e a administrar medicamentos. A parte mais aguardada pelos estudantes, a de prática em clínica médica e cirurgia, também acontece no penúltimo ano da graduação.
O quinto ano: a conclusão do curso
Ao chegar aqui, você se dará conta de que parece uma eternidade desde que se perguntou pela primeira vez quantos anos tem a faculdade de Medicina Veterinária. Ao mesmo tempo, o tempo passou tão rápido que é difícil assimilar o quanto você já aprendeu e cresceu.
Nesse momento, você estará fazendo estágios profissionais, elaborando um projeto de conclusão de curso e realizando as últimas atividades complementares e disciplinas até a formatura.
Esses cinco anos de curso deverão ser bem aproveitados por você! Não deixe de aproveitar tudo o que a faculdade de Medicina Veterinária tem a oferecer, bem como o que há fora dela!
Agora conheça a estrutura e os diferenciais que o UniCatólica oferece para que você faça sua graduação em Medicina Veterinária conosco.